TEMPORADA BALEIA FRANCA 2019

19 nov 2018 0 comments

Poucas pessoas sabem disso, mas o Brasil é um dos melhores e principais destinos para observação de um dos animais marinhos mais magníficos e espetaculares do mundo – as baleias. Principalmente entre os meses de Julho a Novembro, duas espécies de baleias, a Jubarte e a Franca, migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução e, por isso, podem ser vistas em diversos pontos pelo país.

Uma região conhecida como a “Rota da Baleia” – que abrange as cidades de Imbituba, Laguna e Garopaba, ao sul de Santa Catarina – só pode ser um lugar repleto desses incríveis animais, mas, diferentemente dos outros destinos da lista, as baleias que habitam por lá são da espécie Franca. Inclusive, a quantidade é tão grande que foi criado uma área de preservação ambiental (que vai desde o sul de Florianópolis até a divisa com o Rio Grande do Sul) justamente com o intuito de proteger e preservar o habitat das baleias. Para ver o espetáculo dessas criaturas bem de perto, você pode fazer o passeio de barco, mas é possível avistá-las facilmente já a partir da praia.

 

De acordo com o IBF ( INSTITUTO BALEIA FRANCA ), o ápice de maior concentração de baleias francas em Santa Catarina é entre a segunda quinzena de agosto e meados de outubro. Nessa época, a concentração é maior em enseadas.

Inserida na lista dos animais ameaçados de extinção, já existe no litoral de Santa Catarina a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, com sede em Imbituba e abrangência que compreende cidades entre Garopaba e Jaguaruna, no sul. Segundo o projeto, a cada ano o aumento populacional chega a 12%. Já foram catalogadas cerca de 700 baleias desde 1987.

Cerca de 100 baleias chegam todos os anos no litoral catarinense. Muitas acasalam aqui e retornam após 12 meses para procriar. O mamífero pode pesar até 60 toneladas e medir até 18 metros.

No verão elas retornam para as Ilhas Geórgias do Sul, na Antárdida, para se alimentar.